Como tudo começou

No dia 28 de abril de 1999 “nasce” a Apajefátima como resposta à necessidade sentida pelos pais da existência de uma entidade que os representasse nos diversos organismos ligados à educação, que defendesse os seus direitos e resolvesse os problemas por eles sentidos. “Quando se acredita verdadeiramente num sonho, podem mover-se montanhas”, assim mostra-nos João Manuel Santos Sousa, fundador da Instituição, seguindo-se o Alberto Caveiro, o qual liderou este impulso para a concretização deste sonho.

Em setembro de 2001 surge a oportunidade de a Associação de Pais gerir as atividades extra curriculares, prolongamentos de horários e férias, na totalidade dos Jardins-de-Infância públicos da Freguesia de Fátima, até então geridos de forma autónoma pela Junta de Freguesia de Fátima.

A APAJEFÁTIMA adquire o estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), a 10 de dezembro, do mesmo ano.

A Instituição continuou a crescer e, em outubro de 2002, avançou-se para a criação de um Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL), de forma a assegurar aos pais o devido acompanhamento das crianças após as aulas e também durante os períodos de interrupção letiva (férias, etc.), ao qual foi dado o nome de CATL “Palmo e Meio”.

No ano de 2006 assinala-se um momento significativo na nossa história, com a abertura de uma creche, à qual se deu o nome de “Meio Palmo”, resposta social reforçada em outubro de 2007 com a abertura de uma nova creche “Meio Palmo II”.

Nesse mesmo ano (2007) foi criado um Gabinete de Apoio à Família e Funcionários (GAFF), que sistematizou e incrementou a ação social quer a nível das crianças e das famílias bem como, dos funcionários da Associação, melhorando o sistema de informação e justiça social dos apoios nas várias vertentes.

Em maio de 2012 integrou a Rede Solidária de Cantinas Sociais colaborando no âmbito do Programa de Emergência Alimentar criado pelo Governo, disponibilizando refeições em regime de “Take-Away” às famílias mais desfavorecidas da Freguesia de Fátima. Atualmente distribuímos 24 cantinas sociais. 

A evolução

No ano de 2019 a APAJE Fátima celebrou os seus 20 anos, com um balanço positivo e um exemplo de sucesso. Contudo, os nossos objetivos continuaram a crescer.

Em 2021 aumentámos o Protocolo de Cooperação entre a Segurança Social e a APAJE Fátima, passando de 41 para 56 crianças, na nossa Creche Meio Palmo II. Ou seja, um alargamento de 15 crianças protocoladas o que ajudou em muito a sustentabilidade da instituição.

O ano seguinte (2022) representou crescimento para a Instituição com o aumento de turmas nos espaços escolares de Fátima devido à necessidade de responder à elevada procura dos Pais e Encarregados de Educação bem como, à elevada migração que tem ocorrido, nos últimos anos.

Nestes 25 anos, completados a 28 de Abril de 2024, podemos afirmar que, a APAJE Fátima continua a querer estar cada vez mais próxima dos pais com a criação de projetos como o “Vem almoçar comigo hoje!” e a “APAJE em Linha”. Este último visa fomentar as brincadeiras ao ar livre, descobrindo a cidade de Fátima proporcionado a interação das diferentes valências que constituem a nossa Instituição.

Atualmente

Na atualidade a APAJE Fátima, colabora com 84 colaboradores nas diversas valências, as quais possibilitam prestar serviços a uma globalidade de 900 crianças na freguesia de Fátima, das quais 132 crianças de creche dos 3 meses aos 36 meses de idade, 225 crianças de AAAF ou seja o prolongamento  do pré-escolar, 181 crianças de prolongamento do 1º ciclo,  fornecimento de refeição a aproximadamente 760 crianças, 24 utentes das Cantinas Sociais e 10 utentes no Gabinete de Apoio à Família. Estes serviços encontram-se dividos em diversos edifícios/locais: O escritório, a Creche Meio Palmo I , a Creche Meio Palmo II, o Centro Escolar Cova de Iria, o Centro Escolar Beato Nuno, a Escola EB Moita Redonda, o Jardim de Infância e escolas EB1 de Boleiros e Maxieira.